É preciso respeitar o que veio antes. O mundo não nasceu conosco. O que nós temos como ultrapassado, contribuiu para o que consideramos sofisticado hoje. As pessoas e as coisas têm história.
sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022
O Pelé Fez
A seita do politicamente correto
que vigia o Chico Buarque, e apaga o Bezerra da Silva, agora volta a sua ferocidade
contra o Pelé por causa do que ele fez ou deixou de fazer fora de campo. Longe
do relvado prefiro mil vezes figuras tortas e sinceras como o Maradona. Não admirava o silêncio dele em relação às mazelas brasileiras. Mas todo mundo tem
o direito de ficar calado se quiser. A maior parte dos cantores que vendem mais
atualmente no Brasil não dizem uma palavra e nem por isso são cobrados pelos
ditos “progressistas”. Ao contrário, frequentam as suas festas e comícios, diferentes dos
artistas engajados em causas sociais que invariavelmente são deixados de lado. Muito
dessa revolta contra o Pelé cheira a racismo disfarçado como foi o caso de Wilson
Simonal. Vivia bem demais para um negro. E de mais a mais somos seres humanos e
sabe como é ser humano… “quem tem o telhado de vidro não joga pedra nos dos
outros”. Eu que não quero ver a ficha corrida de quem está arrotando moral na
internet, pois temo o que existe lá. De resto é a época das trevas, do
puritanismo, de fiéis perseguindo infiéis, são as cruzes queimadas, e ditaduras
disfarçadas de liberdades. Se o Pelé pisava na bola fora de campo o problema é
dele. Tem gente pisando na bola dentro de campo e não fazendo a única coisa que
se propôs fazer bem. O Pelé fez.
Blog
Em alguns dias o meu blog completa 1000 postagens. Sem contar as dezenas de textos que apaguei. Excluo principalmente algumas crônicas que são observações da realidade quando no dia seguinte estou a pensar diferente. Neste tempo as pessoas deixaram de ler blogs; mas o meu está lá, e serve tanto de registro para o que escrevo quanto um exercício para a escrita de textos maiores. Além da leitura... é óbvio.
Toranja Mecânica
Ponto de ônibus. Velho. 80 anos. Diz: "Vocês são muito novos... para fumar!" Menina de 11 anos. Menino de 12 anos. Dizem: "Foda-se!" Xingam, cospem, e chutam o velho. Ninguém se mete.
Por causa da hora
Ela cantava enquanto batia na guitarra ferozmente. O homem em pé ao seu lado esperava, com paciência. Ao término da canção ainda dava para ouvir o reverberar do último acorde quando ela disse: “Eu não vou mais dormir com ele.” O homem caminhou até a porta e a fechou por causa da hora.
terça-feira, 27 de dezembro de 2022
O lugar não muda ninguém
Escolhemos as redes sociais de acordo com nossas idades e gostos, e nelas criamos grupos e subgrupos e reproduzimos os mesmos comportamentos de fora delas. O lugar não muda ninguém.
Mártir
Quando um ser humano consegue ir adiante do tempo e da sociedade em que vive; ele sofre com as punições e penitências desse tempo, e depois é transformado num mártir por esta mesma sociedade.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2022
Terapia é um Luxo
Depressão é coisa de pobre. Terapia é coisa de rico. Depressão é barata. Terapia é cara. O rico vai à terapia com medo da "loucura". O pobre não vai à terapia com medo de ser chamado de "louco". O rico toma remédio e cura a loucura. O pobre enche a cara e continua louco.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2022
A Percepção
Eu ouvi de um colega mais jovem que o melhor disco de todos os tempos foi lançado este ano. Alguém da minha idade pode pensar o contrário. Outro mais velho dirá algo diferente. Se me perguntarem direi que não sei, pois é muito difícil confiar em nossa percepção. Ela faz o passado parecer maravilhoso ou o presente o máximo dependendo da idade que você tenha.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
Desistir... Nunca!
Perder o bonde. Perder o trem da história. Atrasar. Tropeçar. Levar porta na cara. Levar torta na cara. Pegar quebranto. Puxada de tapete. Pé na frente. Cair. Capotar. Ganhar não. Ter o currículo jogado para debaixo da pilha. Chegar antes e ser passado para trás. Ver todo mundo se adiantando. Desistir... nunca!
terça-feira, 20 de dezembro de 2022
O Padrão
É preciso manter o padrão. Ser o funcionário do mês. O aluno ideal. O amigo fiel. Sempre seguindo o crivo da maioria da parte à qual você pertence. Pois é proibido ser indivíduo integrante do todo. E dentro da sua casca da gema de ovo aceitar tudo. Excelente, você está pronto e pafronizado. Mas não, livre.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2022
A Contradição
A contradição faz parte do drama humano. E qualquer esforço para detê-la deve ser encarado como inútil. Pois é da revisão de fatos e opiniões que advém as grandes mudanças tanto no campo social quanto no microcosmo pessoal. Aceitar o contraditório é ser honesto consigo e com os outros. Além de ser a única forma de aperfeiçoamento.
domingo, 18 de dezembro de 2022
A Bolha
Eu gosto desse conceito de bolha. A pessoa vive em sua religião, orientação política, time ou grupo; só lê, vê, e vive para reforçar àquilo que ela já pensa. Não quer saber nada sobre o outro ao qual crítica. Talvez para não decepcionar os seus pares e sentir a solidão de pensar por si próprio. Ou quem sabe com medo que algo seja diferente do que acredita. Então prefere viver à base do não vi e não gostei. E sendo assim perde a oportunidade de explorar o mundo. E isso acontece tanto com um prêmio Nobel quanto com o seu Zé das Couves.
As Sequelas da Pandemia
A maior parte das pessoas passou incólume à pandemia. E assim tem de ser. Caso contrário a vida não segue. Mas é perceptível, mesmo à distância, que a pandemia deixou um lastro de destruição psicológica na mente de parte dos brasileiros. Para além dos que foram afetados diretamente com a perda de entes queridos. Independente de muitos terem ou não consciência disso. Pessoas idosas por que ficaram confinadas durante muito tempo enquanto assistiam os falecimentos de indivíduos de sua geração, ou jovens em dificuldades com o trabalho, saíram do Covid mais desesperançados do que antes. E isso passa ao largo das torcidas dos políticos. Muitos de ambos os lados apoiaram os seus algozes sem perceberem que eram manipulados por eles em seu jogo. O sofrimento psíquico é silencioso e o ser humano comum tende a menosprezar a sua saúde mental. Mas, é justamente ela que apresenta o dano mais vigoroso e duradouro.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
Oito ou Oitenta
sábado, 10 de dezembro de 2022
Sobrevivemos
Quando se tem 15 anos tudo é para sempre. Tudo é eterno. Até mesmo a mágoa. Depois dos 40 anos, se você é uma pessoa normal, quando encontra o maior oponente às suas quinze primaveras às apalpadelas tenta saber ver se ele é real. E você começa a bradar e a babar abraçado a ele: "Estamos vivos! Sobrevivemos! Sobrevivemos!" Em praça pública...
sexta-feira, 9 de dezembro de 2022
A Pestana
Apenas 12 por cento da população brasileira é chegada à leitura… disse um
senhor ontem na televisão. Os outros oitenta e oito por cento… não tenho
dúvidas de que entre estes existem sábios analfabetos…, mas se a pessoa não é
chegada à leitura… logo ao estudo não necessariamente… ou não tem condições de
seguir com ele… e se conhecimento é poder… e o poder do povo é o voto numa
democracia..., mas se o mesmo povo não está “instrumentalizado” … Por isso que
alguns desses indivíduos bocejam diante da política. Pois pensam que o seu voto
não faz diferença. E assim ficam apáticos. E quando o assunto é política cochilam…
é mesmo, eu vou tirar uma pestana…
quarta-feira, 7 de dezembro de 2022
Queimadores de pestanas
Caros queimadores de pestanas. Aqui vamos soltar algumas pilulas e aforismos. Gotículas, àtomos, e partículas. Mas, lembre-se, nada substitui a leitura de maior fôlego como diz o clichê. Mantenha a discrição com ela, pois quem lê hoje em dia não é bem-visto. Evite sair sozinho e ande sempre em grupo com outros leitores. Com os devidos cuidados... boa sorte e boa leitura!
Vodafone
Um cara olha para o horizonte de cima de um penhasco. O celular toca às suas costas. Ele atende e uma garota combina com ele de se encontrarem. Ela marca um local. Ele vai até ela e devolve o celular perdido. O cara chega em casa e abraça o pai. Ele ia se matar. A menina não era nada sua. Em segundos uma estória com começo, meio, fim, e um plot foi contada numa propaganda.
A Traça Empoeirada
Ah, a literatura... Esta Akasha visível! Audre Lorde escreveu: "A poesia não é um luxo!" Vargas Llosa disse no Roda Viva que ela tende a se tornar algo exótio. Isso faz com que eu sinta-me estranho como Gregor Samsa que virou uma barata no livro A Metamorfose. Mas, não, eu sou uma traça empoeirada em meio à poeira de Pergunte ao Pó de John Fante.
terça-feira, 6 de dezembro de 2022
O lugar impossível
Existe um povo que vive do outro lado da ponte. Quem é daqui diz: "O povo do outro lado..." Quem é de lá diz: "O povo do lado de lá." O povo de cá diz que o povo do outro lado da ponte é estranho. O povo do outro lado da ponte diz que o povo do nosso lado é esquisito. Dependendo do lado da ponte em que esteja você estará sempre do outro lado. E o outro lado é o lugar do outro. E o lugar do outro é impossível.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2022
Estou perto
Nós estamos fazendo de tudo para aparecer. Eu vou meter a minha cara ali no meio. Não funciona. Olho no telão e não sou focalizado pelas câmeras. No palco todo mundo empurra o outro. Os velhos, adolescentes e as crianças, também. Ninguém é bobo Eu viro para o diretor do espetáculo e digo: "Eu prefiro trabalhar nos bastidores." É mentira. Mas, é uma maneira de garantir um lugar perto daquela coisa que eu gosto que é aparecer. É como ser juiz ou goleiro. Ou crítico de artes, editor, produtor, professor de artes. Somos todos artistas frustrados. Eu garanti o meu lugar. Ao menos estou perto.
Fazer e Esperar
Os sonhos de espuma de cevada e os sorrisos abertos e esmaecidos dos dentes amarelados se esvaíram qual fumaça de nicotina. Não sobrou nem o reflexo no espelho do hotel. Das gargalhadas não ficou o tom. Agora é hora do amarelo da cafeína e de contar as horas, e de fazer, e esperar, fazer, e esperar, o trem, o ônibus, o chefe, a encomenda. Fazer e esperar
Nowdays
A vida é viver, se divertir, e ser feliz,
dizem atualmente.
Mas talvez a vida seja:"Quanto a vida, hoje eu sei que ela não é nem boa nem ruim.” Henry Miller com mais de 80 anos.
domingo, 4 de dezembro de 2022
Uma garota chamada Pós-modernidade
Ela chegou com o seu telemóvel e sentou à janela. Sem ter o que dizer puxou assunto: "Você gosta de quê?", "Eu gosto de me divertir e ser feliz...", "Eu gosto de cozinhar..." ele completou. "Quando estou com fome eu peço uma pizza." Ela disse. Ele: "E o que você lê?", Ela: "Redes Sociais." Ele: "Gosta de música?" Ela:"Só os refrões das novas. As partes são chatas!". Ele: "Qual é o seu nome?" ele tentou a última vez. "Pos-modernidade." Ela respondeu. Ele desestiu, pois assim como o seu nome era estranho demais para aquela garota.
A crônica de domingo para Mario Vargas Llosa
Escrever hoje é como falar sozinho no passado. É coisa de doido. Pois são raros os que cultivam o bom hábito da leitura em meio a um mundo de estímulos visuais onde a diversão a imposição da felicidade veloz e explosiva. Gosto de escrever uma crônica aos domingos, pois isto lembra algumas famílias que reunidas aos domingos tomam o seu “breakfast” de pão com mortadela e café com leite antes da feira com pastel e caldo de cana, e o jornal ao lado na cadeira sempre à mão. Famílias de classe média ou classe média baixa. No jornal jogado estão as críticas das novelas, e os seus resumos. Do teatro, cinema, crônicas futebolísticas, políticas, quadrinhos e reportagens. Eu fazia sempre à ronda do Segundo Caderno. Ia na casa de quem assinava O Globo e perguntava: “Posso ficar com o segundo caderno de ontem?”, “Ah, sim. Eu ia deixar para forrar o lugar do cachorro, mas tem suficiente ali…” Mas eu ia escrever um crônica sobre literatura. Eu gostaria de indicar os livros de um escritor que amo e que acho incrível. Ele é um peruano. Ganhou um prêmio Nobel e tudo. Eu não quero saber sobre as suas opiniões políticas ou com quem ele é casado. Mas, os livros desse homem são de humanismo e sensibilidade. Em seus romances ele também denuncia os mandos e desmandos de regimes totalitários. Vou nomear alguns publicados em português. Livros magníficos: “A Guerra do Fim do Mundo.”, “Conversa na Catedral.”, “A Festa do Bode”, “Lituma nos Andes”, “Tempos Duros”, “O Paraíso em outra esquina”, “Batismo de Sangue”, “Travessuaras de uma menina má”, “O Sonho do Celta”, “A Casa Verde”, “O Elogio da Madrasta.” Só para citar alguns. Lembrei dele pois estou com um livro dele que vai na metade e se chama “A Sociedade do Espetáculo”. Um livro que analisa a sociedade em que vivemos. Bom domingo e boas leituras para todos.
sábado, 3 de dezembro de 2022
Assédio
Ela sonhava poder explodir a cabeça daqueles homens tarados. Filhos da puta do caralho que não podiam ver um rabo. Estourar o crânio de um deles com a sua 45 e ver os seus restos escorrendo e o sangue salpicando em seu rosto e nas paredes. Desde criança chamou sempre a atenção por suas nádegas duras e arredondadas, e o seu corpo forjado em simetria com um rosto magnético. E agora como policial não era diferente. Ouvia piadinhas dos colegas e dos bandidos das ruas. Logo que passava eles disfaraçavam para olhar a sua bunda. Negra, o seu ódio aumentava por ser olhada mais com desejo do que com temor. O pai sempre dizia: "Ah, minha pretinha linda..."
Ele era um fracassado de 45 anos. Fazia parte do lixo branco. Desempregado não tinha gasolina para pôr o carro velho a andar. Professor que não havia aprendido a ganhar dinheiro. Só ensinava uma história de merda obsoleta que não dava futuro a ninguém. Quando decidiu topar o desafio de transportar um quilo de pasta base de cocaína. Antes disso havia tentado de tudo, Big-Brother, sorteios, loteria, jogo do bicho, raspadinhas, e nada. Completar seis anos desempregado com a idade que tinha nem fodendo. País de merda.
Ele suava no ponto de ônibus. A maconha deu uma bad e ao invés de viajar na vibe e acalmar ele ficou paranoico e não podia ouvir uma sirene que tomava susto. A policial no ponto de ônibus parecia olhar para ele. Será que ela sabia de algo? Só poderia ser paranoia sua. O ônibus não vinha, o tempo voava, e o suor havia começado a escorrer... Quando a princesa negra sacou da pistola e arremesou o seu tronco em direção ao carro pondo as algemas nele. O macho adulto branco pensou que era uma emboscada. Ela disse: "O senhor está preso por assédio."
No trajeto à delegacia eles irão pedir a droga, isto foi o que ele pensou. Vão tentar me subornar. Mas, nada disso aconteceu. Ele teve de vender o carro. Dormiu na cadeia e saiu sob fiança. Não tocaram em sua mochila e ele conseguiu devolver a droga ao traficante. Aquela vida de esperto não era para ele. Nem a humilhação de eterno desempregado. Meteu uma bala na cabeça sem precisar da ajuda de ninguém.
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
Dinamarca com sol
Eu fui buscar o meu tio no Humberto Delgado e a sua euforia petista acabou por me contagiar. Esqueci até que um dia desses eu xingava o Lula. Tio, e o Brasil? Que tal? Aquilo cresce a passos largos agora meu filho! Mas, então, ele ainda nem foi empossado? Isso aí… É só o começo! Imagina quando for… Bolsonaro fez tão mal… Eu podia ouvir a voz de Stefan Zweig a proclamar que o Brasil seria o país do futuro. Vamos pôr esses europeus no chinelo, o meu tio disse. Eu já comecei a imaginar as crianças trocando as armas por livros. E os adultos os carros por bicicletas. Ele me perguntou: “E você, quando volta?” Eu respondi a ele: “Logo assim que o Brasil virar uma Dinamarca com sol.”, “Então falta pouco.” Quase tive um colapso de ansiedade e euforia.
A natureza
A natureza é caótica. Não existe regra para a natureza. Nela tudo é desorganização e acaso. Mesmo quando consegue construir o belo e o funcional. Não há como lutar contra a natureza ou tentar dominá-la. Se você tentar destruir a natureza ela te destrói. Se você tentar dominá-la ela te domina. A natureza não é boa nem má. E a única forma de conviver de maneira harmoniosa com a natureza é aceitando o seu fluxo. Aproveitar o que existe de bom nela, e pôr de volta no lugar.
sábado, 19 de novembro de 2022
Véspera do 20 de novembro
existem muitos negros em determinadas áreas das academias que por força das circunstâncias e incentivo são quase obrigados a estudar questões raciais. não invadindo os campos de atuação daquilo que seria a vida das pessoas de pele mais clara. Se um negro sentir vontade de estudar Shakespeare ou música clássica ele deve fazer isso. não pode ser estranho a ele, da mesma forma que nunca foi estranho para uma pessoa branca estudar as tribos africanas. pense nisso. sempre que eu vejo um negro como conentarista, principalmente no Brasil, ele está falando sobre raça. Já é difícil o acesso a outras áreas do conhecimento humano se a sua família é de origem pobre, por causa de questões historicas, e blablablá, racismo estrutural. o negro precisa de grana para se levantar. não de tapinha nas costas. enquanto incentiva a discussão sobre o racismo, o branco ganha o grosso do dinheiro da academia. se um negro quiser ser um astronauta ele tem de poder.
Por exemplo, um político
Existem pessoas que vivem para odiar. Postam o dia todo sobre algo ou alguém que elas não gostam. Por exemplo, um político. Hoje com os avanços da neurociência já sabemos que o algoritmo adora ódio. Pois ele chama mais a atenção do nosso cérebro "gera engajamento". Quem passa o dia todo odiando... por exemplo, um político. Não está fazendo nada além de perpetuar o seu nome e as suas ideias. Até porque conscientizar pessoas pelas redes sociais é uma falácia. Raramente um ser humano muda de opinião. Eu mesmo, às vezes, perco tempo a odiar. Mas, quem odeia, por exemplo, um político. Não sabe que o ódio é paralelo ao amor... e que está numa simbiose e é uno ao seu amor... eterno.
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
A voz de Deus
- E a política deste país?
- Não sei. Deve estar bem. Da minha parte eu só não quero que mexam no supermercado. Enquanto eu tiver a minha pizza de supermercado, o meu vinho barato, e a minha Netflix... Eu nem quero saber quem está lá, e se é contra isso ou aquilo. Se é de esquerda ou de direita. As pessoas é que acreditam nessas tretas de políticos.
- É... a voz do povo é a voz de Deus!
Como as crianças leem hoje em dia?
Quando eu era criança havia a série Vaga-Lume na biblioteca do Ariosto. E também tínhamos a série Para Gostar de Ler. E depois havia a série O Quê É? na Biblioteca Municipal. E os vizinhos me emprestavam livros do Círculo do Livro. Agora fico pensando, como as crianças e os adolescentes se viram para ler hoje em dia. Será que eles baixam os livros? Pedem aos pais dinheiro para comprar livros? Ou vão às bibliotecas?
É melhor deixar a história quieta...
Você sabia que Tiradentes tinha escravizados? Você sabia que escravizados tinham escravizados (vicario)? Você sabia que no Rio de Janeiro de fins do século 19 vivia gente do mundo todo? E que nessa época o Rio era mais sujo e violento do que hoje? Você sabia que Antônio Conselheiro queria a volta da coroa portuguesa? Você sabia que Oswaldo Cruz fumava ópio todas as tardes? E que cocaína era vendida nas farmácias. E que no Rio haviam casas de ópios dos chineses? Você sabia que italianos, espanhóis e portugueses jogavam capoeira, segundo o português Placido de Abreu que escreveu o primeiro livro sobre a com personagens que jogavam capoeira? Você sabia que José do Patrocínio era negro, inventor, e escritor dono de jornal? Você sabia que João do Rio, gordo, negro e homossexual era a figura mais famosa do Rio de Janeiro e que ignorou Lima Barreto. E que o mesmo Lima Barreto em Memórias do Escrivão Isaías Caminha faz insinuações que hoje seriam consideradas homofóbicas sobre João do Rio? E para finalizar, você sabia que o povo não aceitou muito bem a república? E que foi quase um golpe como se está na moda dizer? E que a maior parte do povo pobre e preto preferia os portugueses por causa da libertação dos escravizados? E que os que trouxeram a república teriam feito isto por causa do fim da escravidão? O melhor a se fazer é deixar a história quieta para não cair em contradição.
terça-feira, 15 de novembro de 2022
Eu vou passear...
Todo mundo defende uma causa ou tem um ideal na vida. E isso preenche as suas existências. As pessoas cuidam dos animais. Da natureza. Seguem suas religiões fervorosamente. Seus partidos e candidatos. Seus times de futebol. Dedicam suas vidas aos seus filhos. E têm ideologias e filosofias. Quando eu tento dizer algo a alguém sempre escuto: "Besteira. Tá falando merda." Então de repente fui tomado de uma apatia extrema. Egoísta. E me tornei um observador distante e apático. Não acredito que seja capaz de mudar um palito de fósforo de lugar. O psiquiatra que cuida de mim diz: "Você tem que passear... tentar se divertir. Fazer atividades ao ar livre." Eu respondo a ele o que eu sempre digo: "Eu apenas escrevo."
Enluarada
Você é lunática.
Você é aluada.
Você é lunar
Você é lua.
Você é a boa noite...
enluarada!
Junk Food
- O quê você gosta de fazer no shopping?
- Comer.
- E o quê você come quando vai ao shopping?
- Comida boa. Junk food.
- Ah, eu não como essas coisas... prefiro uma comida mais saudável.
- Eu como essas coisas porque não tenho dinheiro para comer comida saudável.
Silêncio diplomático.
"Acho que mesmo que tivesse dinheiro comeria essas porcarias. E talvez comida saudável nem seja tão cara. Será?"
Pensou, mas não disse.
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
Acontecem coisas legais, também.
Tecladista
nunca te vi na febre do rato. no cara a cara. desfilando no chão sem fantasia. nunca te vi empunhando microfone. puxando samba. carregando caixa de som nas costas. empurrando carro. nunca te vi com a cara na parede e as mãos para trás. nunca te vi levando gás de pimenta. nunca te vi numa reunião. nunca te vi lendo um livro no fundo do ônibus. nunca te vi falando para meia dúzia. nunca te vi na estrada. só te vi em grandes eventos. nunca te vi num lugar vazio. nunca te vi na subida do morro. sendo intimidado. só te vi nas festinhas e barzinhos. mas eu gosto de sua análise sociológica de redes sociais.
Mea Culpa 2
Chega um momento na vida em que é preciso mea culpa. Este instante chegou não porque assim desejasse, e sim pelo fato de ter sido derrotado. Perdi a simpatia de alguns amigos, familiares, e oportunidades de trabalho por causa de minhas opiniões. Sejam elas politicas, religiosas, artísticas, ou futebolísticas. Agora que não tenho mais nada a perder reforço aqui os votos de tentar roçar a imparcialidade de pensamento. Quando possível.
domingo, 13 de novembro de 2022
Segunda-feira!
Segunda-feira... acorda maluco! Vão bora doida! É hora de cair na pista. Ir atrás do pão. Não existe almoço grátis. Se trabalhar não come e saco vazio não para em pé. Tá chovendo? Você não é de açúcar! Tá sol? Atravessa o deserto! Esquece politico... agora é só você e o asfalto! Filosofia na hora da caça não serve para nada. Ônibus lotado? Trem atrasado? Trajeto engarrafado? Respira fundo e medita. É o mundo querendo testar a sua paciência. O patrão reclama. Conta os botões da blusa dele. O filho chora. Mensagens de cobranças e esporros? Pensa no time ou na noite... o time tá ruim? Não tem dinheiro ou não pode sair? Esquece! O importante é sobreviver. Não tem roupa? Faz uns remendos! Não tem nem o da passagem? Dá calote! Pagamento longe? Empréstimo! Varre a calçada para ganhar a janta. Se for preciso cata latinha. O mundo é injusto e não vamos perder tempo divagando sobre isso agora, é hora de sobreviver. Está com vergonha? Todo trabalho é digno e não é um problema seu a carestia do mundo. Aconteceu o mesmo com grandes personalidades. É só fazer uma pesquisa rápida no Google. Boa sorte, bom trabalho, e que você possa ter um bom descanso à noite. Senão puder... boa hora extra. Boa jornada dupla. Bom biscate. Sem choro. Engole o choro, como as mães diziam. E força! Você vai vencer a si!
Nelson Rodrigues e a estudante de psicologia da PUC
Nelson Rodrigues estava à espera do bonde no centro da cidade quando encontrou a estudante de psicologia da PUC e e puxou assunto dizendo a ela. eu abri o TikTok e uma senhora estava numa pose que deu para ver o seu útero. mas a culpa é dos homens. a culpa é sempre dos homens, e desse estado patriarcal. o macho adulto branco sempre no comando, como diria Caetano Veloso. ela respondeu. nós marxistas não toleramos mais isto! Nelson rebateu. a igreja também, não. a estudante de psicologia da PUC disse. a igreja é o ópio do povo! Nelson respondeu. e o marxismo é o ópio dos intelectuais! difícil conversar com você, seu velho tosco! ela saiu desbaratada. Nelson pensou: "Difícil será esquecer este decote."
Namorada Borderline Namorado Bipolar
um dia desses ela queria se matar
ultrapassou todas
as fronteiras
e só você poderia
evitar
que ela fizesse
algum tipo de besteira
ela persegue a sua
nova namorada
a hater stalker que
persegue a você
mas se ela não quer
ir ao médico
não há muito o que
se possa fazer
De um polo a outro
o seu namorada é
border
a sua namorada é
line
namorado border
namorada line
namorada borderline
ele precisa tomar
os seus remédios
ele precisa ir a um
médico
a família dele é
cheia de preconceito
tudo fica mais
difícil desse jeito
você precisa
aprender que isso tem controle
ele precisa
entender não é nenhuma
vergonha
para você ter de
volta a vida que tanto sonha
o seu namorado é bi
o seu namorado é
polar
o seu namorado é
bi
o seu namorado tem
dois polos
pois ele é bipolar
Hiperatividade
Pensamento
acelerado
Bipolaridade
Regulador de humor
Antidepressivo
Insone, sonâmbulo
Hiperativo
Pupila dilatada
Engrola as palavras
Falou muita coisa
Não disse quase
nada
De um lado a outro
Parecia morto
Não dorme sozinho
Fala feito louco
Gastou todo dinheiro
Lá se foi economia
Vai se arrepender
Junto do raiar do
dia
A bipolaridade
Atrapalha a sua
vida
Tira sua liberdade
Pensamento suicida
Num circo solar
No polo mais frio
De um polo a outro
Um ser bipolar
À Ivy League
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Viva Bezerra da Silva!
O meu pais virou o País das Maravilhas. O Mundo Mágico de Oz. A Fantástica Fábrica de Chocolate. Os puritanos e extremistas agora boicotam o Bezerra da Silva porque a verdade que ele cantava é inconveniente mesmo depois dele morto. Os que dizem querer transformar a realidade, ironicamente querem negar a mesma. Não vão conseguir… pois nem toda sujeira pode ser empurrada para debaixo do tapete. Reclamam dos evangélicos radicais e dos extremistas islâmicos, mais são iguais ou piores. E que eles fiquem com os seus sambas de apartamento. O lado bom é que o povo que gosta do Bezerra mora nas favelas e nas baixadas onde essas pessoas só vão em dias de eventos. E além do mais, não os seguem nas redes sociais e nem frequentam as mesmas escolas onde eles receberam a lavagem cerebral com o radicalismo que em resposta impulsionou a extrema-direita no mundo.
quarta-feira, 9 de novembro de 2022
Sabujo
tempo não cura tudo
ele deixa de pau duro
agora tem a espada
só lhe falta o escudo
sexo animal moderno
ou então sexo sujo
o nome do inquisidor
é a pele do sabujo
A brecha do Greta
O cara se sente a Greta Thunberg por não imprimir algumas folhas de papel e preservar a natureza. Dá discurso e tudo. Não imprime e não lê. Além disso carrega consigo um Apple Watch, um tablet, e um computador portátil. Ele pensa que essa energia brotou de onde, do nada?
Qual é a frequência?
A primeira pergunta era: "Qual a frequência da rádio?" Ele entendeu errado e tascou a resposta: "Eu ouço à rádio com alguma frequência." Ela perguntou no grupo de mensagens: "Vocês sabem quando é a frequência?" A frequência aqui tem sentido de prova ou teste. Alguém respondeu: "Não teremos frequência. Esta frequência à qual o professor se refere é a frequência nas aulas." A língua portuguesa e as suas possibilidades de interpretação. A língua não é matemática. É entonação, inflexão, poética, aberta. Então… qual é a sua frequência?
Saber político
Não quero mais saber de política. Encheu o saco. Já deu. Fui. Bocejo ao ouvir o jornal. Votei no PT a minha vida toda até 2018. Fui ao Ele Não. fiz campanha para o Haddad, e quando Bolsonaro entrou acompanhei a política na esperança do impeachment. Não veio. Este último voto por medo de Bolsonaro. Quando puxaram o tapete da Dilma pensei: "Eles que são brancos que se entendam. O Temer era amigo dela..." Gostei das passeatas de 2013. A Petrolândia do Lula aconteceu independente de Mouro. Depois acompanhei na esperança que alguém o expulsasse o Bolsonaro. Não o Lula do Celso Daniel.
Eu vendo todo mundo
Eu vendo todo mundo vendo celular.
Eu vendo todo mundo.
Eu, vendo,
Celular.
Eu, vendo,
Todo mundo.
segunda-feira, 31 de outubro de 2022
Prémio As Três Marias de Odemira
Amigos... Este ano eu tive a sorte de ganhar dois prêmios, um de cinema e agora, o segundo, de literatura. O primeiro prêmio que ganhei com minha arte foi o Novos Autores Fluminenses do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o livro Todo Mundo é Jhow! Este ano veio o da Rede de Culturas na categoria Ensino Superior com o prêmio principal do júri para o meu filme Abrantes. E agora me veio este mimo, segundo lugar na modalidade contos do Concurso As Três Marias do Município de Odemira sobre igualdade de Gênero. Uma homenagem a coletânea Novas Cartas Portuguesas. Participei com o conto Maria Cheia de Graça. Um evento promovido pela Câmara de Odemira e pela Comissão de Igualdade de Gênero, com o apoio da Associação de Escritores. Todos foram muito simpáticos (as). Logo que puder voltarei à cidade. Gostei demais da tarde agradável. E obrigado meus amigos e amigas que me incentivam.
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Maldito, Michel Houllebecq!
“Viver sem leitura é perigoso. Obriga a pessoa a viver a sua vida, o que comporta realmente muitos riscos.” A Plataforma
Não há nada de novo
na literatura de Michel Houellebecq. Ele apenas está sendo sincero. E
sinceridade é algo que falta em todas as épocas, e não só na literatura.
Mas, em todos os setores da vida. Mentir, assim como correr, fugir, ou se
camuflar... são essenciais para a sobrevivência. É por isso que quando surge um
escritor que tem colhões para dizer a verdade, parte de nós fica boquiaberta, e
a outra parte precisa combatê-lo por causa de sua própria covardia. Leio os
livros de Michel Houellebecq porque não há nada novo no mundo maquiado em que
vivemos. Os escritores têm vivido com muito medo da censura, e da nova onda
puritana que do mundo ocidental. O que impossibilita publicações e
financiamentos. Então pensam cinco vezes antes de escrever com as mãos
trêmulas. Temem ser linchados pelos pinochets, maos, lenins, e hitlers das
redes sociais; que agora empunham a bandeira do bem que oprime a verdadeira
psique humana com o seu lado sombrio e suas fabulações. Michel Houellebecq faz
parte de uma tradição de escritores malditos: Hamsun, Céline, Henry Miller,
John Fante, Bukowski, José Louzeiro, Lima Barreto (em vida), Nelson Rodrigues,
J.D Salinger… e assim como eles, precisa ser extirpado das bibliografias das
academias, movimentos e religiões. A não ser para servir de base para mostrar o
preconceito deles próprios. Maldito, Michel Houellebecq!
domingo, 23 de outubro de 2022
Lula é tão honesto quanto Bolsonaro é cristão
Bolsonaro era um
jovem que desejava explodir a adutora do Guandu no Rio de Janeiro e jogar
bombas em quarteis por melhores salários e condições de trabalho.
Lula era um jovem metalúrgico que liderava uma greve e lutava pelos mesmos
motivos de seu atual oponente em sua respectiva categoria.
Bolsonaro foi preso e expulso do exército após um acordo para sair ileso de
outras sanções. Assim como ele, Lula foi preso. Um por insubordinação e outro
por atos grevistas.
A sorte de
Bolsonaro mudou quando a revista Veja deu a ele espaço para manifestar suas
ideias através de um texto. Ele atingiu em cheio o coração dos militares de
baixa patente e suas famílias.
Lula caiu nas graças da classe média branca hegemônica e intelectual de
esquerda dos cursos de ciências humanas.
Bolsonaro se
manteve na política com a promessa de cuidar dos militares e esta se renovou a
cada mandato seu em mais de vinte anos como um político apagado. O tipo que não
propõe nada e que é irrelevante para a aprovação de projetos.
Lula por sua vez
se manteve como presidente do PT enquanto tentava alcançar o objetivo pessoal e
de seu partido de virar presidente. Durante esse tempo agiu como o homem das
classes populares, mas era usado e usava de sua condição de líder por direito.
Algo que a esquerda instrumentalizada das universidades adora: "O homem do
povo."
Bolsonaro em seus
mandatos se fortaleceu com todos os grupos militares e paramilitares como as
milícias cariocas. Ao ser eleito atacou as pautas dos governos petistas com
discussões voltadas para o povo brasileiro em sua maioria
"moralista". Agradou ao público evangélico que cresceu e virou uma
potência nas urnas.
Bolsonaro é fruto da emergente classe média de ressentidos que viu os
militantes do Partido dos Trabalhadores atacarem aos seus opositores sem
possibilidade de argumentação, como toscos, atrasados, sem estudo e cultura, e
acusados de valores ultrapassados mesmo diante de sua ascensão social. A mesma
metralhadora que fizera vítimas à direita.
Lula fazia o
trabalho sujo. Diferente de Bolsonaro que se esconde atrás do clã familiar e de
comparsas, Lula negociava pessoalmente com banqueiros, pastores e empreiteiros.
E despejava dinheiro em sua militância que reforçava os seus projetos sociais, culturais
e acadêmicos. Sendo quase impossível a aprovação dos que não passassem pelo
crivo da ideologia petista.
Bolsonaro antes
de sua presidência, era um macaco de auditório que em programas de televisão de
segunda categoria repetia a máxima de Sivuca de "que bandido bom é
bandido morto". Ao lado de políticos grotescos como Enéas Carneiro e Afanásio
Jazadji alegrava as tardes de auditórios.
Bolsonaro é uma invenção do Partido dos Trabalhadores como repetem os
analistas. E um alimenta o outro através da divisão do país. Dividir para
enfraquecer. É mais fácil resumir a disputa a um inimigo. Lula nega a corrupção
explícita e vergonhosa da qual foi agente independente dos juízes Sérgios Moros
da vida.
Bolsonaro não
nega a corrupção, pois a sua clientela não se importa com isso, e sim com
questões religiosas e de cunho "moral" para onde ele leva o
adversário. Embora Bolsonaro se for julgado por suas atitudes nunca tenha feito
o sinal da cruz.
Os petistas em
seu fanatismo religioso e no poder concentrado na figura de Lula, tenta
emplacar o anjo caído. É melhor um esquerda corrupta do que uma direita
fascista. Enquanto o líder se contradiz para tentar alcançar as massas e se põe
a favor de preconceitos bolsonaristas, e evita assuntos delicados com medo da
perda de votos. Questões como a descriminalização das drogas, LGBTQI+, e a
perseguição de religiões de matrizes africanas. Embora muitos destes atores
sociais se mantenham firmes em sua base. E por sua vez os bolsonaristas dizem
"que pelo menos ele é cristão". Lula é tão honesto quanto Bolsonaro é
cristão.
A única certeza que
nós temos é que seja qual for o resultado desta eleição a guerra não acaba nas
próximas semanas.
sábado, 8 de outubro de 2022
A menina do sorriso mais bonito
a menina do sorriso mais bonito
do sorriso mais bonito que eu já vi
fiquei perdido em seu sorriso tímido
e ainda ontem a vi passar por aqui
ela com o seu sorriso a me guiar
como se a vida fosse uma ilusão
Como num sonho uma recusa a acabar
e uma batida gravada no coração
a menina do sorriso mais bonito
alguma forma ninguém nunca haja dito
dito isto ninguém nunca tenha haja visto
a fotografia do tempo que for preciso
o seu sorriso é a minha embarcação
meu devaneio leva a outra estação
uma expressão que fica de recordação
a luz de um filme de uma iluminação
Um salve pro crime brasileiro
Um salve pros manos linha de frente que sempre representaram o crime. Os manos que tão na correria do dia a dia. Aqueles mortos em combate nunca serão esquecidos por nós. Choramos com suas famílias. Assim como nossas lágrimas vão para os que estão sofrendo do outro lado do muro. Salve Beira-Mar, Lula, Marcola, Bolsonaro, Marcinho VP, Cláudio Castro, Escadinha, Eduardo Paes, Lúcio Flávio, ACM, Elias Maluco, Maluf, Brasileirinho, Wilson Witzel, Bagulhão, Garotinho, Lampião, Sérgio Cabral, Queiroz, Pezão, Professor, Castor de Andrade, Mariel Mariscote, Zé Pequeno, Zé Dirceu, Orlando Jogador, Mão Branca, Padre Kelmon, Capitão Nascimento, Capitão Adriano, Malafaia, Lamarca, Bispo Macedo, Uê, Aécio Neves, Comandante Brilhante Ulstra... É nós! Tamo junto irmãos!
Eu preciso de um amigo
Eu preciso de um amigo como nunca fui. Um amigo que saiba ouvir com atenção e demonstre interesse no que digo, e me espere terminar de falar. Um amigo que não tenha receitas de sucesso sobre como viver melhor. Um amigo que não brigue por opiniões políticas, religiosas, ou futebolísticas. E não se importe com o fato de eu não gostar de cerveja. Um amigo que se aproxime de mim nos meus momentos de ostracismo, e que não surja apenas quando eu estou a brilhar. Um amigo que veja o que fiz, para me estimular, e que não venha com merdas de dizer se acha bom ou ruim. Um amigo que faça contato para perguntar como estou, e não apenas quando precisa de ajuda. E que se eu contar a ele sobre uma música, um filme, ou o livro que li, ele não venha dizer que acha uma porcaria, e sim enxegue nisso a oportunidade de saber mais sobre algo que não lhe diz muito. Um amigo em que possa confiar para expor alguns segredos. Um amigo que me visite quando estiver hospitalizado. Um amigo que neste momento em que do décimo andar eu olho para baixo entre por aquela poeta e diga: "Por favor, não pule!"
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
O tio e a sobrinha
Sônia tem 16 anos. Seu tio tem João quarenta. Ela idolatra ao tio desde à infância. Diferente do seu pai, um barrigudo inútil. João é uma espécie de ator de série dos seus sonhos. A sua amiga Renata diz: "Você sente atração por homens velhos porque o seu pai te abandonou você quando criança." Sônia pensa que tudo isso é lixo da amiga chata que anda lendo demais. "Sônia... ele é irmão da sua mãe!", "Mas e se ele quiser algo comigo?" Sônia pergunta Renata responde: "Os homens estão programados para isso. E sempre querem uma menina nova e bonita igual você." João é normal. Não é um tipo de academia nem nada. Mas é bem apessoado e com bagagem intelectual. Sônia diz à Renata: "Eu só quero uma rapidinha com ele. Depois esqueço isso." Renata diz: "Ele vai à igreja...", "Mas não é fanático!" Sônia lembra de tudo isso sentada no vagão em frente ao João. Ela muda a voz para falar com o tio. Faz caras e bocas e abre mais as pernas para que a sua saia suba. Sônia adora quando o tio está elegantemente vestido de terno. Ela pensa que ele a olha, mas disfarça, e que por seu olhar se sente constrangido. Eles deixam o vagão e entram no carro. Sônia poê a mão no pescoço do tio e procura por sua boca. Ele diz a ela: "Nem pense nisso!" Ela estaca. O olhar dele é sério e impassível. Ela diz: "Desculpa, por favor... não conta..." O tio responde firme: "Esquece que isso aconteceu." Ele liga o carro.
Você consegue imaginar a vida sexual das outras pessoas?
Você consegue imaginar a vida sexual da pessoa sentada ao seu lado no ônibus? Ou por onde passou a mão do colega de trabalho que aperta a sua? A boca que beija o seu rosto? Não, melhor não. Deixa, quieto. Pior seria se tivéssemos acesso às fantasias alheias. Pois, acredito eu, que o que a maioria faz, não é nem metade do que faria se tivesse chance, e não fosse se comprometer com os julgamentos de Deus, com a vergonha, ou os dedos da família e dos vizinhos. Quantos ídolos, heróis, e santos cairiam se pudéssemos acessar os seus pensamentos! Consegue imaginar o seu pai com a sua mãe? O que eles pensavam no momento? Ou você como todo mundo é fruto de uma noite de amor com uma linda canção ao fundo e declarações poéticas? Você consegue imaginar um pai que vai comprar fraldas para o filho e que no caminho paga para fazer sexo oral num travesti? Consegue imaginar a mãe que vai com o pai à casa de swing para manter relações com um grupo de homens? A menina que sonha que algum dia o avô à leve para a cama? Ou a sobrinha que vive torcendo para que a tia perceba a sua excitação? Consegue imaginar a sua noiva ou o seu noivo... É bom que você seja muito tranquilo em relação a isso, para que não corra o risco de se decepcionar com os segredos e impulsos da natureza humana. Inclusive da sua. Caso contrário, é melhor parar por aqui. Vamos vivendo...
terça-feira, 4 de outubro de 2022
Análise sociológica de redes sociais
nunca te vi na febre do rato. no cara a cara. desfilando no chão sem fantasia. nunca te vi empunhnado um microfone. carregando uma caixa de som. empurrando carro alegórico. nunca te vi levando dura encostado com as mãos para trás e a cara virada para o chão. nunca te vi sufocando com gás lacrimogêneo. confeccionando coquetel molotov. nunca te vi numa reunião. nunca te vi lendo um livro sentado no fundo de um ônibus. nunca te vi falando para meia-dúzia de gatos pingados. nunca te vi na pista. só te vi na quebrada em grandes eventos. eu vejo mais a Anitta na rua do que eu te vejo. nunca te vi num evento vazio. nunca te vi na subida do morro. sendo intimidado. eu só te vi nas festinhas com os seus amigos de barzinhos e metidos a intelectuais de faculdade... mas eu gosto da sua análise sociológica de redes sociais.
O clichê do medo paralisante
a família emocionalmente desequilibrada dentro do meio social decadente junto da predisposição genética podem deixar o indivíduo mais vulnerável a esses estímulos psicologicamente fragilizado. a civilização com as suas exigências e censuras ao comportamento humano que deseja obter prazer para alcançar a felicidade inalcançável como alivio do peso da existência com suas limitações inerentes podem piorar este quadro doentio. talvez o mundo moderno cheio de estímulos, informações velozes, e disputas tenda a fazer com que esse processo de degradação seja mais rápido do que em outras épocas da humanidade. a pessoa se vê no labirinto onde busca uma fuga para os seus dramas. E isso cria um quadro de ansiedade crônica, depressão, apatia, vícios, violência, fanatismo, ou suicídio. pois o paciente se vê prostrado dentro de um sistema que não sabe o que fazer com ele. daí vem o medo paralisante dos que têm consciência de quão complexo é o problema.
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Viva o conservadorismo brasileiro!
Você precisa concordar que o povo brasileiro é conservador nos costumes. Pois o brasileiro dorme cedo, bebe apenas socialmente... uma ou duas taças de vinho no máximo! Drogas: tô fora! Cerveja? Eca... bebida amarga que causa embriagez. A Ambev faliu. Fumaça só de fogueira de festa junina. Cigarro faz mal ao pulmão. Domingo é dia de missa ou culto às 6 e meia da manhã. Andamos sempre alinhados com o terno no corte e o cabelo à escovinha. Casamos virgens. Sexo só depois do casamento. As bocas de fumo, botecos, clínicas de aborto, e casas de massagem fecham por falta de público. Os travestis bocejam nas esquinas na esperança do próximo cliente. Nossos jovens sonham servir ao país através das nossas forças armadas e acordar com o toque da alvorada ao som das cornetas. Temos os nossos hinos pátrios todos decorados. Os nossos artistas mais populares pertencem à música erudita. E o melhor de tudo é que os nossos políticos tanto de esquerda quanto de direita têm suas condutas idôneas e ilibadas. Viva o conservadorismo brasileiro!
domingo, 2 de outubro de 2022
A Mentira nas Redes Sociais
Alguém está mentindo para você nas redes sociais neste momento. A menina de sua escola que você inveja, e que dentro de casa joga coisas no pai por ele não dar a ela dinheiro para comprar um vestido. O amigo musculoso e bem-sucedido que posa na praia ao lado da mulher para a qual você se masturba, mas que é traído por ela, e finge não ver com medo de perdê-la. O seu pastor que ontem estava com um travesti dentro do carro, com idade para ser neto dele, mas que vai condenar a homossexualidade no culto de hoje. A prima na foto da família perfeita em frente ao bolo de aniversário com uma úlcera nervosa e medo de não conseguir pagar as contas. A feminista que faz sexo com um homem contra a sua vontade a pedido de sua namorada que deseja assistir. O doutor da universidade que apoia determinado candidato sabendo que ele é corrupto, pois caso contrário não terá financiamento para a sua pesquisa. A senhora que recolhe animais nas ruas, mas que é cruel com a sua família, e que não cuida dos netos, para que a filha que não tem condições de pagar uma creche possa ir trabalhar, e que não socorreu a vizinha quando esta passou mal pois não queria gastar combustível. A vegana que pensa nos animais, mas joga os colegas de classe uns contra os outros para poder manter o domínio sobre a turma. A mulher que toda a semana pinta o cabelo, diz estar bem, e tira fotos felizes em bares, mas vive pensando em se mantar. A mãe que põe toda a família para dançar em frente a uma câmera, mas que humilha o marido dentro de casa na frente dos filhos por ele ganhar menos. O artista que compra seguidores e cliques. Todo mundo mente nas redes sociais. Assim como na vida. E se você não aceita que a mentira faz parte do comportamento humano, é porque o mentiroso é você.
sábado, 24 de setembro de 2022
Os Melhores Momentos da Vida
Os melhores momentos da vida são não podem ser programados, planejados, eles são simples, e rápidos, e só nos damos conta de que eles acontecerem depois que passaram.
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
Identidade Brasileira
Os Beatles influenciaram mais a cultura brasileira do que a Tropicália influenciada por eles. A Jovem Guarda amante dos Beatles fez mais pela cultura brasileira do que o João Gilberto e a Bossa Nova. Os Racionais dos primeiros anos fizeram mais pelo ativismo social do que todos os movimentos socialistas, negros, e feministas vindos antes, e depois deles, independente da atitude que possam ter hoje. A Rede Globo é mais representativa para o imaginário brasileiro do que o Sérgio Buarque de Hollanda, Machado de Assis, Gilberto Freyre, e a Semana de Arte Moderna de 22 e o Cinema Novo. Carmen Miranda divulgou mais o Brasil no mundo do que Getúlio, Jango, Juscelino, Chico ou Caetano. A cocaína, os bailes funks, e a polícia militar, mudaram mais o cenário urbano e a sexualidade brasileira do que as gerações dos anos sessenta até oitenta. O mesmo mercado que impulsionou o samba e o futebol brasileiro acabou com ambos repentinamente. A bunda da Annita e o Big Brother importam mais para o povo brasileiro do que as eleições. Lula e o Bolsonaro juntos são piores para os pobres do que todos os governos militares.
quarta-feira, 21 de setembro de 2022
Ozark
Ozark
Por Delano
Valentim
O sócio de
Marty Byrd diz a ele que a sua vida parece ser um tédio e faz insinuações sobre
a vida sexual do amigo. Bruce exibe a sua namorada nova, jovem e sexy. Marty
não deseja alugar o escritório que Bruce mostra a ele. Marty Bird é contido com
o orçamento assim como o controle mostrado em diversos aspectos de sua vida.
Bruce mostra a Marty um cartaz com o lugar para onde pretende viajar, uma
espécie de Riviera dos caipiras em suas palavras. O lugar se chama Ozark.
Wendy Bird é
mãe de dois filhos adolescentes e está num casamento fracassado. O seu marido
trabalha a maior parte do tempo e negligencia a relação. Ela por sua vez não
consegue arrumar emprego. Wendy Byrd trabalhou na campanha política de um
desconhecido chamado Obama. Wendy chora ao chegar a casa após um rapaz insinuar
que o seu perfil está ultrapassado. Ela é uma mulher de meia-idade agoniada por
se sentir empurrada para o ostracismo de uma sociedade preconceituosa. E para
aumentar o seu trauma, Wendy perdeu o filho que gestava recentemente num
acidente automobilístico. Wendy tem um amante do qual gosta e que parece ser um
deleite em sua vida monótona.
Marty é um
contador tão bom no que faz que recebe um convite para lavar o dinheiro de um
cartel de drogas mexicano. Consulta à esposa Wendy que diz a ele que sim. Ele
deve fazer isso. Mas Bruce, o sócio de Marty, começa a roubar o cartel. Depois
de presenciar algumas execuções, Marty está de joelhos pronto para ser
executado, ele pede para se despedir dos filhos antes de morrer deixando uma
mensagem, Marty põe a mão no bolso e pega o cartaz dado por Bruce sobre Ozark.
Com o seu pensamento rápido, sua inteligência, e frieza, ele promete que se
ficar vivo irá poder lavar muito dinheiro neste lugar.
Após a mulher
de Marty tentar fugir com o seu amante, que é assassinado pelo cartel, pois
Wendy estava sendo vigiada, o casal segue com os dois filhos adolescentes para
Ozark.
Ozark é sobre
a insatisfação que faz com que um pessoa siga caminhos tortuosos e entre num
emaranhado de coisas das quais não consegue se livrar e voltar a ser o que era.
Os Birds sonham com uma paz que para ser alcançada exigirá muito derramamento
de sangue. Eles sempre limpam as suas sujeiras com mais sujeiras.
Tanto Marty
Bird quanto Wendy Byrd, assim como Walter White de Breaking Bad, sofrem a crise
da meia-idade contemporânea que é uma máquina de criar ressentidos com a
promessa fake de meritocracia.
Na série a
polícia é corrupta assim como os políticos. E os indivíduos são corruptos como
a máquina burocrática. Jogar dentro das regras é um passo para o fracasso. No
cosmos de Ozark, a vida só é preservada com mortes. É impossível prender ou
condenar alguém sem passar por cima de uma pilha de papeis e subornos.
A série tem
um elenco impecável. Os seus diálogos são literários, e sempre merecem
interpretação. O roteiro é cheio de frases antológicas. A sua montagem intelectual
e o seu ritmo não deixam espaço para o tédio. Poderíamos fazer uma análise de
Ozark mais extensa e isolar personagens, mas seria mais fácil escrever um livro
ou um ensaio sobre a série tendo em vista que todos as personagens podem aprofundamento
analisadas. Como é uma série onde tudo é bom. Será melhor assistir.
Coimbra
Coimbra não tem calçada.
Coimbra tem peões.
Coimbra não tem espaço.
Coimbra tem escadões.
A universidade de Coimbra.
Anda mais firme do que nunca.
A universidade de Coimbra.
Está de pé ainda.
Dom Dinis,
com o seu peito estufado,
Dom João imponente empertigado.
Ensina o mundo,
aqui em baixo.
É preciso ser mais estudado.
Coimbra qual é a sua língua?
Coimbra qual é a sua língua?
É francês, italino,
Português do Brasil,
Espanhol, ou inglês,
Português de Portugal
mandarim, ou javanês?
Coimbra.
Com suas frases de ordem,
em seus postes!
Com todos os seus malucos pirados,
com seus chanfrados pós-mortem.
Especulação imobiliária.
Querem depenar a pobre universitária.
Especulação imobiliária.
Quem dá mais, quem dá mais,
medida temporária!
quinta-feira, 8 de setembro de 2022
Comparação 2
Muitas das pessoas que invejamos na verdade tiveram uma sequência de sorte que vai desde o lugar onde nasceram e a família a qual pertencem ao seu próprio temperamento ou a ter conhecido alguém que investiu em seu potencial. Ficar se comparando com os outros é um péssimo começo. Melhor tratar do que está ao alcance das mãos. Assim é possível evitar o sofrimento e ter mais energia para se tudo funcionar do jeito que deseja alcançar os seus objetivos.
Princesas
A feminista que diz que o Bozo chamar a Micheque de princesa é um sinal de machismo, é mais ignorante que os bolsonions, e deseja continuar a fazer o que a esquerda radical tem feito ultimamente, que é multiplicar o número de idiotas iguais a ele. Assim como a Micheque não representa o desejo de todas as mulheres brasileiras, eu duvido muito que o que essas feministas radicais dizem represente o mesmo. A não ser que se parta da premissa que elas não sabem o que é bom para elas. Se ela se sente confortável ser chamada de princesa o problema é dela. Assim como a pessoa deve ser chamada pelo nome que desejar, seja ele masculino ou feminino.
O Brasil Imbrochável
Imbrochável... Isso é Brasil! O Brasil como pais é uma falsificação do Paraguai importada da China. O nosso maior orgulho e símbolo de feminismo é o traseiro desnudo de esquerda de Anitta vestida de Carmem Miranda com as bananas da república na cabeça. Enquanto europeus descascam as suas bananas diante de nossos travestis siliconizados. O Bolsonaro como presidente de direita é fake news. Lula como presidente de esquerda é um engodo. Os nossos cristãos andam armados e sonham com a aniquilação das religiões verdadeiramente brasileiras e de matriz africana. Se o Brasil fosse um filme a trilha sonora seria brega, música de corno, e dor de cotovelo. A propaganda do Brasil é bossa-nova, intelectuais, samba exaltação, e futebol clássico: embora o Brasil real seja uma pelada de camisa contra sem camisa num campinho de várzea com alguém gritando: "Bora Bill!".
segunda-feira, 5 de setembro de 2022
Comparação
As redes sociais não são a realidade da vida. O mundo não é justo e muito menos a natureza. Nem sempre os melhores vencem, e muitos dos "vencedores" que invejamos, na verdade tiveram uma sequência de sorte que vai desde o lugar onde nasceram e a família a qual pertencem ao seu próprio temperamento ou a ter conhecido alguém que investiu em seu potencial. Ficar se comparando com os outros é um péssimo começo. Melhor tratar primeiro do que está ao alcance das mãos. Assim é possível evitar sofrimento e ter mais energia para quem sabe, se tudo funcionar do jeito que deseja, alcançar os seus objetivos.
terça-feira, 23 de agosto de 2022
A Reinterpretação dos Sonhos
Sonho segunda camada
Mensagem nterpretada
Compartimentada
Ressignificada
Estado vigília inconsciente
Onirico mundo consciente
O ID, Ego e superego
Durmo, renego, não nego
Sonhei estava sonhando
Acordei estava dormindo
Sonhei estava dormindo
Acordei estava sonhando
Condensação sublimação
Sublime interpretação
Deito em meu leito
N divã eu me deito
A cura através da palavra
Curado ao dizer nada
A cura através da fala
Imagem apresentada
Sonhei estava sonhando
Acordei estava dormindo
Sonhei estava dormindo
Acordei estava sonhando
segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Velho Punk
quarta-feira, 10 de agosto de 2022
Breaking Bad
Walter White é um fracassado. Um loser.
Ele é um gênio da química que acabou como professor de uma escola secundária.
Walter White diz ao psiquiatra algo como: "Sou mais capaz do que a maior
parte dos meus colegas, entretanto…"
Na faculdade Walter White desenvolveu
um projeto de tecnologia junto de sua namorada, Gretchen, e de seu melhor
amigo, Elliott. A ideia central era de White. Elliott roubou Gretchen, uma
espécie de primeiro grande amor de White, e ficou com o negócio. E fez com
ambas uma empresa poderosa.
Walter White agora é um homem de
meia-idade que vive contando moedas para pagar as suas contas. Ele tem um filho
de dezesseis anos, Júnior, com problemas motores. A sua esposa Skyler está
grávida e ele acaba de descobrir um câncer de pulmão que pode levar à morte. Walter
White não tem dinheiro para as despesas com o tratamento, e caso morra, não
deixará nada para a sua família.
O seu cunhado, Hank, casado com
Marie, irmã de Skyler, é um típico policial machão americano. Hank deixa Júnior
embevecido com as suas histórias de heroísmo contra os bandidos, e trata Walter
como se ele fosse alguém menos forte.
Hank é uma espécie de jogador
de futebol americano do time da escola, e Walter White, o nerd. Hank se
comporta como se fosse um dos founding fathers e patriarca da pequena
família. E como se protegesse Walter White contra os brutamontes do final do
corredor. Hank representa o país das oportunidades e o status do American
way of life.
Numa de suas exibições Hank fala
sobre as apreensões de droga. Walter White fica interessado nos lucros da
produção de metanfetamina, e pede a Hank que o leve a uma das suas ações.
Walter White acaba por descobrir, sem que Hank tome ciência disso, que um de
seus ex-alunos, Jesse Pinkman, que conseguiu se evadir do local, é um
traficante de metanfetamina.
Como químico Walter White se tornará
o produtor da metanfetamina mais pura do mercado. Mas ele apenas deseja pagar
às suas contas e cair fora. Walter White começa a ficar fascinado em poder
trabalhar num laboratório integralmente, como sempre foi a sua inclinação, e
produzir algo que às pessoas gostem. Um produto de qualidade, como ele faz
questão de afirmar. Walter White consegue usar a sua inteligência e ser mais do
que o mero professor dando aulas para alunos sonolentos e
desinteressados.
Walter White não consegue mais parar
e tenta equilibrar a vida de professor e pai de família com o mundo sombrio do
tráfico e da violência de um lado obscuro da América pouco representado em seu
discurso vitorioso, e que mostra que existem problemas além do racismo, matadores
suicidas, e extremistas.
A América tem uma população
gigantesca de sem-tetos, viciados em diversas substâncias, inclusive drogas farmacêuticas
vendidas no mercado paralelo, imigrantes que nunca foram absorvidos, e vítimas
de um sistema de saúde desumano onde quem não paga está abandonado à sarjeta.
São os náufragos do american dream desterrados numa ilha de agonia.
Hank, o salvador da pátria, deseja
pôr todos os traficantes canalhas na cadeia, mas, ele é um alcoólatra que
produz cerveja em sua garagem e vive com um copo dela e de outras bebidas na mão.
É cruel com os seus inimigos, no entanto, quando a sua esposa cleptomaníaca
rouba numa loja, ele pede que um de seus amigos resolva a situação.
Marie, por sua vez, quando descobre
de onde vem o dinheiro do seu cunhado e tenta tomar os filhos da irmã Skyler à
força, agindo contra a lei. Além de voltar a roubar.
Hank vai trabalhar em El Paso, ele
sente medo da violência que presencia. Não quer voltar para à cidade, mas conta
vantagens, e finge outros motivos, ele precisa manter a sua fama de durão e
macho alfa. Após matar o traficante Tuco para salvar a própria pele, ele tem
pesadelos, mas se vangloria da morte diante do sobrinho adolescente que vê nele
um herói que nunca existiu. Inclusive em detrimento de seu pai que se sente mal
por isso. Hank é para o rapaz tudo aquilo que Walter White não é.
Skyler, a esposa de Walter, acaba por
ajudar o seu chefe e amante Ted a sonegar impostos, enquanto contesta a origem
do dinheiro do marido.
Quando Gretchen e seu marido Elliott
reaparecem e Walter White para se safar das indagações da esposa sobre como
conseguiu dinheiro para o seu tratamento diz que foi doado por seus amigos,
Gretchen fica revoltada com a mentira. Justamente ela, que ganha milhões com um
projeto roubado.
Breaking Bad é uma série sobre hipocrisia e
ressentimento. No fim fica evidente que Walter White luta contra si mesmo, mas
ao mesmo tempo ele vítima de uma sociedade que redimi o vitorioso mesmo quando
este joga sujo. Ele batalha contra um trauma. Walter White quer se reafirmar
como homem e ser um vencedor igual ao rapaz que carrega uma placa escrita eu
venci e que ele num acesso de fúria destrói. Quando diz a Jesse Pinkman que ele
é uma derrota, Walter White está dizendo o que é dito para ele.
A América com o seu império cultural
poderoso construído no mundo moderno consegue pulverizar muitos de seus
valores. E tem produzido muitos Walter White pelo mundo, mesmo em países e
culturas onde eles aparentemente não encontrariam um ambiente propício para a
reprodução. A sociedade só se importa com esse bando de fracassados quando ao
invés de cometerem suicídio sozinhos, das mais diversas formas eles resolvem
levar outras pessoas com eles. Walter White é um deles.
segunda-feira, 1 de agosto de 2022
Se é isso que você quer fazer
Se é isso que você quer fazer...
Então faça!
Mesmo que seja errado;
e não esteja de acordo com as regras,
ou com a opinião dos especialistas.
Mesmo que seja parecido com algo que já foi feito,
e que lhe digam : "não é nenhuma novidade."
Não faça porque tem de ser feito,
ou tem que ser feito.
E sim porque você precisa.
Assim, desse sentimento puro, bruto, e imperfeito,
nasceu o novo que hoje nós padronizamos e veneramos.
sábado, 30 de julho de 2022
A Saudade
Ela me fez sentir saudade
Ela me fez sentir saudade
Da minha cidade
Não da sua sujidade
Não da sua maldade
Ela me fez sentir saudade
Ela me fez sentir saudade
Da minha cidade
Da sua inventividade
E da sua felicidade
Ela me fez sentir saudade
Ela me fez sentir saudade
Da minha cidade
Não da sua nulidade
Não da sua obscuridade
Da minha cidade
Ela me fez sentir saudade
Ela me fez sentir saudade
Da minha cidade
Não da sua fealdade
Não da sua perversidade
Ela me fez sentir saudade
Ela me fez sentir saudade
Da minha cidade
Não da sua atualidade
Não da sua validade
Da minha cidade
Ela me fez sentir saudade
Ela me fez sentir saudade
Da minha cidade
Da minha cidade
segunda-feira, 23 de maio de 2022
Rotinas
Fato Consumado
Era ser
E foi
Acontecer
Aconteceu
O fim,
Fatídico
Enfim
Verídico
Assim
O termo
Sofrível
Um dia
Atípico
Teve
Provado
Profanado
Bateu
Gamado
De tom dom
Do coração
Primeiro amor
Primeira canção
domingo, 22 de maio de 2022
Autorretrato
Meu amor não quero fazer parte
desta aglomeração
Não quero viver ruminando ou arrumando confusão
Você acredita ultimamente tenho almoçado isso
Pingo garoto na máquina e um pão com chouriço
Exigência de mercado é ser letrado ter dinheiro
Porreiro pra rap, trap, é requisito de maconheiro
Logo eu que fui reprovado no tal colégio da vida
Nas redes sociais eu perco tempo arrumo briga
Um dia desses eu precisei voltar para a escola
E a ignorância ao mundo acadêmico me assola
Perguntam se estou fino sim é claro sempre estive
Pois não é só de bolar finos que um homem vive
Sei quem eu sou, mas nunca onde eu vou
Se o hoje sabe onde estou o amanhã não cabe onde
vou
Depois que inventaram esse tal de politicamente
correto
Quem sempre foi burro agora vive se achando esperto
Eu tenho ouvido muita gente cricri cheia de titi ti
Que quando comem piriri ficam cheios de minimi
Tanto movimento ilegal atualmente ficou chato
O tempo todo batendo na mesma tecla enchendo o saco
Tenho medo de ser cancelado por quem nem sabe que
eu existo
Tomara que não julguem Judas Iscariotes como se
fosse J… Cristo
Realizei o sonho da minha vida da arte de viver e
amar
Nos dias correntes que também me deixa contente é
não pensar
Preciso interpretar, fazer música, escrever livro,
filmar e compor
Mas lembre-se sempre do ditado antigo estarei
contigo onde for
Eu me sinto perseguido e muitas vezes inúmeras
censurado
Pode ser que isso seja uma alucinação minha ou que
seja errado
Eles sempre querem literatura de florzinhas e botão
de rosas
Quanto a mim tenho sempre dito aqui que o mundo é
foda
Preciso aprender a samplear no Reaper, pois a vida
é dura
Eu faço música no aplicativo e o Youtube censura
Eu não envio mais as músicas para mais ninguém
Pois ninguém diz o que achou ou se ficou ruim
também
É só tapinha nas costas e de tanta tapinha nas
costas
Você pega a Síndrome de Estocolmo e no fim até
gosta
Não quero ser igual aquelas meninas que posam de
vítimas
E se a cara for rica e famosa o juiz logo então
íntima
Eu passei tanto tempo com meu talento no ostracismo
Que atualmente abracei o cinismo, estoicismo e
niilismo
E tudo que eu tenho eu vou guardar para mim e para
você
Vamos abraçar a liberdade inventando um novo jeito
de ser
Acho que não consigo mais parar apenas acho que não
Eu sou um relógio ligado no duzentos e vinte e sem direção em sua rotação