quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

As Palavras o Povo e a Opinião Pública

Eu sou fascinado pelo povo. Leia-se povo aquele animal instintivo. Não este ser domesticado fora de seu habitat natural. Falo de gente banguela. Não da opinião pública. Eu me lembro que quando era menino se alguém fazia amor o povo dizia: “Eles estão fazendo saliência.” Ou “Safadeza.” As palavras eram sempre muito feias. Amante era “Piranha”. As próprias mulheres diziam isso. Quem tinha mal hálito tinha “Bafo”. Cheiro ruim debaixo do braço era “Cê-cê”. Quem não tinha um membro era “Aleijado”. Idoso era “Velho”. Gente da minha idade era “Coroa”. Eu tinha manchas na testa chamadas de “Pano-Branco” e na escola o meu apelido era “Manchinha”. As mães gritavam para as crianças mal-educadas: “Vocês parecem uns índios!” Eu usava uma bermuda laranja fluorescente e me diziam: “Você se veste igual um paraíba!” Eu sou negro e vivi inúmeras situações em que ouvi negros chamando uns aos outros de “Macaco” ou de “Crioulo”. Negão estava na ordem do dia. Até o dia de vir embora um amigo feirante da Vila Cruzeiro me chamou de “Mulato”. Homossexual era “Viado” ou “Bicha”. Eu vi muito gay dizer: “Para de viadagem!” O que era um sinônimo de frescura. Lésbica que é uma palavra linda de um mito lindo era “Sapatão.” Mulher bonita era “Gostosa...” a palavra estalava entre os lábios com saliva. O Amante era o “Ricardão”. Homem bonito era “Pintoso”. Obeso era “Gordo”. Magro era “Pau de Virar Tripa” ou estava na “Capa”. É por isso que hoje o Marco que mora no “Cu do Mundo” e trabalha na limpeza, quando vai ao estádio com o seu companheiro, não entende por que o juiz tira ponto do seu time depois da torcida chamar o adversário de “Viado”. Porque o povo vai continuar existindo em seu estado bruto e as palavras não têm “alma”. Nós que damos sentido a elas, em Portugal se diz cu com a maior naturalidade. No Brasil é um escândalo. Violência e preconceito precisam ser combatidos com os mecanismos atuais. Mas também existiu o outro lado. Estude a história de culturas diferentes que você vai conhecer civilizações influenciadas ou dominadas por negros, homossexuais, índios e mulheres. E o seu queixo vai cair com o comportamento sexual de alguns desses povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário