sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Derrubar Estátuas

Derrubar estátuas é uma bobagem. É fazer o mesmo que o Isis faz ou que a Igreja católica fazia no passado. Daqui a séculos as pessoas irão sonhar com essas estátuas quando forem estudar história. Outra bobagem é censurar o Eça ou o Lobato fora de contexto. Sendo que os que fazem isso, se vivessem nas épocas que eles viveram, assim como eles, não teriam consciência do que nós temos como "certo". Eu disse ao mestre Joel Rufino dos Santos: "Eu perdoei o Alencar." Do alto de sua sabedoria ele me respondeu: "Ele era um homem do século dezenove." Pelo andar da carruagem o que você faz hoje, daqui a dez anos será tido como insulto. As pessoas querem censurar músicas antigas do Gabriel Pensador, Racionais, Raul Seixas e até mesmo da dupla Claudinho e Buchecha. Quando escrevi o meu primeiro livro, eu ganhei um prêmio, se fosse hoje, por seu teor sexual e linguajar agressivo, que apenas refletiam o mundo em que eu vivia, ele não teria ganhado nem uma mariola. Duvido que os personagens retratados no livro, digam atualmente: "Não vou dizer isso porque a opinião pública, as empresas, os governos, e o pessoal do bem decidiram que é errado." É ruim, é ródi, é Toddy é Babalu! A censura mata a criatividade. E se proibição resolvesse tudo, nos estados americanos onde existe pena de morte não haveria um assassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário