quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Vazef!

A repórter bonitinha que vive atrás de mim me liga. O famigerado Albatroz é um deslumbrado que adora aparecer. Falem mal, mas falem de mim. Enquanto ela fala comigo o inconveniente dono da loja de conveniências onde o Albatroz comia aparece na televisão. Se ele queria aparecer, ele conseguiu.
Eu queria poder ligar para ela e quem sabe convidá-la para jantar. A Cuíca está sorrindo no canto da sala. Ela diz, o Ovídio era o maior da cuíca, ele era um poeta como o seu antecessor… ele fazia a cuíca falar! Ouço o barulho dos helicópteros e tento me esconder. Os sons de suas hélices me incomodam. Vou até a janela e fecho as cortinas. Do outro lado a menina bonitinha não para de falar. Escuto uma estática e penso, será que o Japonês me grampeou? Ele não tinha sido preso?
O fato é que eu jamais escondi o Maurício Albatroz! Adoro esta frase, não sei porquê. Ela diz, então o Albatroz pulou o murou? Ele apareceu voando na casa do senhor? A Cuíca explode numa gargalhada. Eu quase tenho um acesso de riso. Tento não rir para conter o estrago. Mas, claro! Ele é um albatroz! A Cuíca diz e rola no canto da sala. Ela levanta as suas patinhas. Ela me persegue desde que eu visitei o México. Tampo o bocal do telefone.
Num grampo o Albatroz fala sobre o pessoal da cúpula. Que cúpula é esta? Uma família de insanos! Eu mastigo um comprimido. Na televisão ninguém sabe pronunciar o seu nome. Não é Vassef, é Vazef! A Cuíca diz, quem vazou foi o ministro que não sabia escrever! Ele não saberia escrever! E quem vaza a jato é o Sérgio Mouro. A Cuíca diz, eu sou argentina. Vazef me lembra o Aleph de Borges. Vendo que não entendi nada a Cuíca debocha, Maradona é melhor que Pelé, entendeu agora? O marsupial debochado me persegue aonde quer que eu vá. Meto a boca na bica e engulo mais dois comprimidos. Deve ser uma alucinação. Tem cuíca d`água no Brasil? Não.
O Albatroz bêbado com sua esposa e o dono da conveniência cantam Tonturas de Amor de Wagner num noticiário. A Cuíca comenta. Será que o ministro nazista que pôs a música do Wagner sabe que eles são diferentes? Não posso perder tempo com estas besteiras. Tenho de trabalhar. Desligo o telefone na cara da repórter bonitinha. Era para este Albatroz e sua mulher Fársia estarem em Rio das Perdas a esta hora comprando pizzas para o jantar. Ele foi para Bangu. A Cuíca grita, O Isaías do Borel vai tá lá! Você lembra daquele Garotinho? Ela me pergunta.
O William Donner está falando sobre mim no jornal. Ele fala sobre a minha ex-esposa. A Cuíca grita, será que ele não pensa nem por um segundo se a sua esposa é da família dele? Não. Eu respondo. O Doner dela é com um N só. O dele é com dois. A Cuíca não para de sorrir. Ela consegue ler os meus pensamentos. Estou preocupado com isto. Ex-esposa é para sempre! Diz a Cuíca. Esposa acaba. Ex-esposa, não. A sua está enrolada, mas a Ex do Soldado Expulso do Exército também. Capitão uma ova! Capitão lá para os biscates dele! Soldado Expulso! Expulso! Eu grito com o marsupial que dança comigo na sala.
A Cuíca sorriu quando a repórter loura veio em minha direção na farmácia… como eles tem repórteres bonitas neste canal! O fato é que jamais escondi Maurício Albatroz! Não existe isto! Ela também adora esta frase. Perguntei a ela no carro. Eu me saí bem? Ela sorri e diz que sim. Ela repete empunhando a pata como se fosse um dedo em riste. O fato é que jamais escondi Maurício Albatroz, este é o fato!
eu digo à Cuíca que nós sempre descobrimos uma traição. Ô raça ruim é advogado! Eu sou advogado, mas eu vou te contar hein? A polícia denunciou a minha empregada mandando o Albatroz se esconder de mim. Não conta nada para o Anjo Caído, ela disse. Eu me sinto um anjo de asas quebradas, mas este Albatroz vai ver como é viver numa gaiola! Abro a cortina devagar. O helicóptero está literalmente parado no ar em minha janela. Nem as hélices se movem. Tenho medo de que eles tenham vindo me buscar.
Outra advogada. Ela diz que eu nunca fui advogado da família. Mastigo outros comprimidos. Vamos passar um trote? Oi, tudo bem Karina Cuba? O meu nome não é assim! Quem é que tá falando? Aqui é o advogado do diabo! Ela xinga um palavrão e bate desliga. A Cuíca sorri. Você é tão da água quanto eu sou da verdade! Engulo comprimido. Você nunca ouviu uma cuíca falar? Ela me diz, vai, liga para ele! Esfrego as minhas mãos, eu vou ligar…
Alô, okay? Okay! A Cuíca pega o telefone da minha mão e pergunta. Sabe quem estava no sítio em Atibaia junto do Lula Molusco? Ele diz, não. O Albatroz! Ela cai na gargalhada. Eu pego o telefone e mudo a minha voz, cade o Léo Primo? O Carlinhos não sente saudades dele? Quem é que tá falando? Maconheiro comunista! Eu te dou um tiro nos cornos!
Vejo que os olhos da Cuíca d`água têm olheiras iguais às minhas. Ela diz, antes de cair no sono Anjo Caído… se o seu o codinome é Anjo Caído, e você é amigo do Maurício Albatroz, qual é o nome do filme? Eu não sei te responder. Ela sorri. Os Pássaros de Hitchcock! Ela caia na gargalhada. Eu caio no sono...

Nenhum comentário:

Postar um comentário