quarta-feira, 24 de junho de 2020

Eu Fiquei em Serra Pelada...

Sabe o que é um “blefado” aqui em Serra Pelada? É um tipo de garimpeiro que passa a vida toda sonhando “bamburrar”. Ou seja, tirar a sorte grande. Eu sou um deles. Todos os meus conhecidos foram embora. Eu fiquei neste barranquinho. Na esperança de que a pepita dos sonhos venha para as minhas mãos. Todos os meus eles arrumaram um emprego, foram estudar, mudaram de profissão e se casaram. Eu me mantive só. Não consigo me desvencilhar desta terra. O brilho do ouro é intenso demais para que eu me esqueça dele tão facilmente. Eu sou como aquele artista que vive à espera da música de sucesso, na espectativa que as pessoas se dêem conta do seu trabalho. Enquanto os anos foram passando ele envelheceu sem se dar conta. Igual um ex presidiário que passou tanto tempo preso que o mundo ao redor da cadeia se tornou irreconhecível e difícil de se adaptar. Ele passou tanto tempo ali que seria melhor que continuasse preso. Acho que cheguei a esse estágio. Eu sou assim, vivo com o sonho que aconteça comigo o que aconteceu com os meus “amigos” que estavam ao meu lado. Fiquei preso naquele dia em que um amigo conseguiu “bamburrar”, e que arrancou o tesouro da terra. Rememoro as oportunidades perdidas. E nos meus pensamentos a culpa é sempre minha, que estava no lugar certo com a cabeça errada. No tempo em que eu tenho estado aqui, e lá se vão vinte e oito anos… Fortunas garimpadas foram torradas, e novos garimpeiros nasceram, enriqueceram, fizeram fama, tiveram filhos, e morreram. Mas eu continuo aqui. Ecoa na minha cabeça a frase que diz, a esperança é a última que morre! É que o brilho do ouro ofusca os meus pensamentos. Imagina poder viver em liberdade, ser feliz, viver do que gosta! Ah…

Nenhum comentário:

Postar um comentário