Kogonada
Kogonada
é um diretor norte-americano de origem sul-coreana. O conjunto de sua obra é
marcado por vídeo-ensaios de curtas-metragens que utilizam como referência
obras de cineastas reconhecidos. Onde é perceptível a utilização do found
montage e da collage. No presente trabalho será abordado o uso destes
conceitos na composição de uma dupla de filmes seus; que além de estudos, são homenagens
ao cinema.
What is Neorealism?
“Acho que não devemos falar de collage quando nos referimos
ao cinema. Devíamos falar sobre montage.” (apud, Sonia García, Laura Gómez, 2009, pg.1). Ao pensar
sobre o filme What is Neorealism? (2013) é importante introduzir esta
frase de Bruce Conner. Kogonada compara a montagem do diretor italiano Vittorio
De Sica, de seu filme Stazione Termini com a do seu produtor David O.
Selznick. Kogonada justapõe os cortes de ambos para fazer sua comparação. Faz
uma breve análise da montagem onde mostra a diferença entre o Neo-Realismo e
o Cinema Clássico Americano. Tece observações sobre a demora dos planos.
Pois para Vittorio De Sica, a caminhada de um personagem pode ser vista
completa. Enquanto David O. Selznick se importa
apenas com o apontamento da movimentação do personagem. E se na visão de
Vittorio de Sica os figurantes são importantes para compor a estória, no caso
de Selznick eles são desnecessários e atrapalham os ícones do star system. What
is Neorealism? É uma collage de found montage que através da
apropriação artística cria uma obra que em sua metalinguagem pensa justamente a
montagem, que nas palavras de Bruce Conner deveria ser o que chamamos de
colagem.
Mirrors of Bergman
No
filme Mirrors of Bergman (2015) Kogonada mostra mulheres e espelhos, duas
obsessões do cineasta sueco Ingmar Bergman. No corte do diretor é possível
ouvir em off a narração de um
poema de Sylvia Plath chamado The Mirror enquanto ouvimos ao fundo a
obra de Vilvaldi Concerto for Two Mandolins. Sylvia Plath inspirada no
filme Nära
livet escreveu o poema Three Womem sobre as mulheres de Bergman. Nesta
curta Kogonada trabalha com vários fragmentos de Bergman em que o cineasta pôs
mulheres junto a espelhos. Kogonada ao seguir a mesma métrica tem mostrado
sensibilidade na análise das marcas de outros diretores, e produziu filmes
como:
Kubrick // One
Point-Perspective (2012), Ozu // Passageways (2012), Sounds of Aronofsky (2012), Malick // Fire & Water
(2013), The World According to Koreeada Hirokazu (2013), Hands of Bresson (2014), Wes Anderson //
Centered (2014), Eyes of Hitchcock (2014), Way of Ozu (2016), Goddard in
Fragments (2016).
Referências
Goldsmith, Kenneth (2015). Escritura
no-creativa: Gestionando el lenguaje en la era digital Buenos Aires: Caja
Negra Editora
in LÓPEZ,
Sonia García e VAQUERO, Laura Gómez (2009). Piedra, papel y tijera – el
collage en el cine documental. Ayuntamiento de Madrid e Ocho
y Medio.
https://www.academia.edu/43195146/Kogonada_Collage_e_Found_Montage
https://www.academia.edu/43195146/Kogonada_Collage_e_Found_Montage
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