quarta-feira, 22 de abril de 2020

Um Bairro Ali da Zona Norte...

A zona norte vai comigo em reverberação.
O meu lugar de fala, a minha identificação.
No jeito de bailar, na maneira de dançar.
Quem conhece sabe, onde fica o meu lugar.
Um estilo de vida, uma saudade mediúnica.
Na Conde escola pública, uma turma única.
Aquela gíria, que só conhece quem é cria.
Que em mil anos, nenhum outro saberia.
Encontro das águas, asfalto e favela.
Nada caricato, como mostra a novela.
Onde se diz fulano, foi criado comigo.
Um vizinho é um irmão, um irmão é um amigo.
Com todo o respeito, ao resto da cidade...
Mas a zona norte... A zona norte sabe!
No dia em que eu esquecer de onde eu vim.
Você pode ter certeza não respondo mais por mim!
Onde a rua se torna um espaço comunitário.
Onde você só fica só, se você for um solitário.
Mas nem todo filho teu tem este mesmo sentimento.
ZN na identidade, Baixada no documento.
Tem quem diga que é azar,
Eu acho que é muita sorte!
Ter sido criado na Penha....
Um bairro ali da zona norte!
No resto do mundo eu sou um estrangeiro.
A minha pátria é à Penha no Rio de Janeiro.
Tudo que eu aprendi e tudo o que eu vivi.
Começou na Couto a quem pertence a ti.
Sair e falar com todo mundo na rua.
Peculiaridades, eu sei, cada lugar tem as suas.
Eu que sou umcosmopolita, um homem do mundo.
Não voltarei para ti, pois preciso seguir meu rumo.
Mas se algum dia pusesse os pés em sua praça.
Alguém sorriria onde o sorriso é de graça.
Eu que sou um ser errante, não posso ficar parado.
Mas nem tempo, nem distância, terão nos distanciado.
Pois acredito que você, é parte do meu ser.
Não há como falar de ti sem ter um clichê.
E mesmo estando aqui, em outro continente.
Alguém há dizer aquilo é gente da gente.
Por isso não me envergonho, de ser um suburbano.
O que nós queremos ser, não anula o que nós somos.
Eu sei que minhas rimas em ti foram espelhadas.
Nos lugares onde andei, nas suas ruas e calçadas.
Tem quem diga que diz que é azar...
Eu acho que é muita sorte!
Ter sido criado na Penha,
Um bairro ali da zona norte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário