segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Preto pardo ou mulato

Continuei na cozinha.
Mas me recusei a lavar os pratos.
Eu estava de terno e sapatos.
Nunca fui de andar aos trapos.

Trago aqui os meus papéis.
Sou um homem pacato.
Não sou de parar no distrito...
por desacato.

Mas eu não sei se eu sou preto,
pardo,
ou mulato.

Sempre fui tímido.
Então sempre tive algum recato.
Trago aqui meus documentos.
Pode conferir o meu retrato...

Sou até bem aberto.
Não sou contra os fatos.
Mas não quero carregar para sempre...
viver com esse fardo.

Pois eu não sei se eu sou preto,
pardo,
ou mulato.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Na hora da morte

Existem pessoas más e situações inevitáveis. Porém, na maioria das vezes, quem não pede perdão e quem não diz "eu te amo" é quem mais se arrepende na hora da morte.

Ainda hoje

Assim como o homem da pré-história, nós temos de lutar para nos proteger do frio, do calor, da fome, e dos nossos predadores. Além da loucura... é claro.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

O vírus influencer

Existe uma velha doença chamada celebridade que havia sido erradicada e que agora voltou com força total, transmitida por um vício de nome influencer. Ele está contaminando principalmente gente da política, da arte, dos esportes e o grupo mais vulnerável: a maior parte da população. O vírus se propaga através da ilusão e da fantasia de que todos podem ser famosos e endinheirados. Os campos estão secando com essa praga e a colheita deste ano parece incerta. Estou com tanto medo da contaminação que tenho utilizado a minha máscara social. Hoje esbarrei em algumas celebridades na Avenida Principal e tropecei em outras. No transporte coletivo, sentei em cima de uma que estava tirando uma selfie. Vou rezar para que não tenha sido contaminado.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Prazos!

Prazo, prazo, prazo! Compras a prazo! Existe prazo para tudo. Acostume-se ou aceite? Prazo para entregar o relatório, o livro, a dissertação… Prazo para decidir. Prazo para desistir. Prazo para pagar as contas. Tudo tem um prazo! Ah, esses prazos! Os prazos não deixam crescer, florescer e surgir naturalmente… Prazo é tempo. E tempo nós sabemos o que é. O prazo é frio como um prédio cinzento. 

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Escrever

Escrever faz bem para a cabeça. E para a pele. Pôr tudo na tela. No papel. Expelir. Vomitar. Deixar o caminho livre. As vias respiratórias. A corrente sanguínea. Passar por uma catarse. Tirar o peso da consciência. Não sobrar nada. Estar vazio novamente. Como uma tábula rasa. Novo de novo. Renovado. Jovem. Direto do forno. Fresquinho. Recomeçar…

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Do contrário

Alguma coisa sobre a qual não temos controle acontece e provoca-nos uma enorme preocupação. Toma conta do nosso cérebro como se o único pensamento na nossa mente fosse esse grande problema. Você estava sentado confortavelmente em sua poltrona horas atrás, e, de repente, o mundo virou de cabeça para baixo. E você não sabe o que fazer para resolver essa equação, pois não esperava que ela existisse. Não teve nem como se precaver. Ou menosprezou a ameaça. É hora de lidar com os seus medos, e com as suas agonias. No momento em que mais precisa de paz e tranquilidade é quando a irritação e a ansiedade se fortalecem. Nessas horas, o que fazer? Os espíritos iluminados sorriem. Outros entram em desespero. Existe quem não dê a mínima. A maior parte recorre à sua fé, seja ela qual for. Eu só peço a Deus que este tornado à minha frente não me atinja com toda a sua força, e que após ele passar eu possa sorrir de alívio e dizer o quanto fui ridículo. Do contrário, eu estou lascado!

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Os sonhos

"Os sonhos não envelhecem…" Lô Borges canta. "O pensamento é a força criadora.", "O limite é uma fronteira criada só pela mente." Edi Rock versa com os Racionais MC's. A música popular serve de inspiração. As pessoas podem envelhecer. Mas, não os seus sonhos. Os seus sonhos, não. Não, os seus propósitos. Os seus propósitos, não. Quem envelhece é o corpo, não o objetivo. A expressão do rosto pode mudar, e a saúde pode até falhar… Mas diz o clichê: "Enquanto houver sonho haverá vida", "Enquanto houver vida há esperança." Responde o Eclesiastes. Então "nunca deixe de sonhar", nessas horas os clichês nos servem para dar ânimo. O que vale é o exemplo, mas para citar Raul Seixas, as pessoas que estão "esperando a morte chegar…", precisam olhar para frente, "pois longe das cercas embandeiradas que separam quintais…" para que continuem vivas. Como o próprio Raul Seixas cantou em outra ocasião: "Você ainda pode sonhar…"