quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Os Órfãos do Mangue...

quando a antiga Zona do Mangue foi removida do centro perdeu todo glamour. e se transformou no que hoje chamamos de Vila-Mimosa. o Mangue era frequentado por escritores, músicos e jornalistas. e lá se encontravam alguma gringas fugidas da guerra, ou não. dizem que muitas ex-prostitutas daquela época, após remoção forçada, sucumbiram. como acontece hoje com pessoas que perdem suas casas para a construção de mais estradas. os terrenos são avaliados. não o imóvel. o valor sentimental não tem valor algum. chega alguém, e fala: você tem dias pra cair fora! ela diz. DEMOcracia é isso! deve ser o menos mal... num cortiço do centro da cidade converso com dois velhinhos centenários para a gravação de um filme sobre filhos de ex-prostitutas do Mangue que morreram deprimidas. o seu Bob de cabeça branca, brinca. dois filhos de Maria, um de Mary Jane, assim mesmo, em inglês, coisa de pobre, ele diz. Peter tem olhos claros e fala, eu sou filho de Maria Joana! e conclui: que eles acabassem com a zona! que acabassem com a prostituição! mas que não acabem com nossas mães... pois não temos nada com os problemas dos outros! os órfãos do Mangue olham tristes para a parede do muro em frente.

4 comentários:

  1. ihh! meus neurônios ainda guardam as vozes da rapaziada, que era tudo malandragem memo... Então tinha essa coisa de valente de gang de rua, que sofria batismo no Largo da Glória, de noite: precisa passar a mão na bunda do travesti... e aguentar só na mão a bronca q vinha desse abuso, tapão, giletada, tudo mais... E tinha o lazer, de ir pra Vila Mimosa... que eu não fui, cagão q era. Os malandro mais velhos íam, e ficavam com medo tb - lá era fogo! Ouvi muito falar do jogo de ronda, malandro q vivia disso e os tiros q saíam disso, fora us bicheiros, e comerciantes neuróticos. Já na faculdade... ouvi do Ho Chi Mihn ter visitado: as mulé faziam sinal com a língua, as duas mãos espalmadas na boca, aquilo, né? e... guentaí, tem um trampo do Michel Misse que te serve, guentaí!

    ResponderExcluir
  2. ___tem esse aki, do ho chi mihn
    http://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/h/ho_chi_minh.htm
    ___e as 400 página da tese demichel misse, muita história legal
    http://www.necvu.ifcs.ufrj.br/images/tese%20michel.pdf

    ResponderExcluir
  3. dessa época "das antigas" Ho Chi Mihn seilá - era outra da facul: "as polacas ficaram famosas pq faziam por trás, as brasileiras não aceitavam isso" hahaha! dizem q o bandolim do Jacó teve origem... bom, daí é boato mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, obrigado por toda esta contribuição maravilhosa....

      Excluir