sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Artista

Antigamente no subúrbio, quando a criança aprontava alguma peraltice, a mãe dizia: para de fazer arte menino! A criança era tida como arteira. Os malandros chamavam seus chegados de artista. Mas nem todo mundo que faz arte é artista. Nem todo mundo que trabalha com arte é artista. O ator Marlon Brando dizia não ter amor a arte, e que se o pagassem para ficar sem fazer nada, ele ficaria sem fazer nada. Billie Holiday ao ser indagada se sabia cantar, respondeu: e quem não sabe? Tem gente com livro editado, filme pronto, peça ensaiada, quadros expostos, que não é artista. Eu assisti a uma aula em que um professor de filosofia disse que um diploma não faz de ninguém um filósofo. Como Chico Science dizia, computadores fazem arte, e artistas fazem dinheiro. Hoje em dia com a facilidade tecnológica, existe uma enxurrada de gente fazendo arte. Mas são raros os verdadeiros artistas. Conheci pouquíssimos com aquele brilho no olhar. Embora esta frase seja um clichê, não deixa de ser verdadeira. O verdadeiro artista não se preocupa com nada. A única certeza que tem, é a de se dedicar e aperfeiçoar o seu ofício. Pois não tem tempo a perder. Igual aqueles filósofos antigos que não se casavam para não suprimir o tempo dedicado a  filosofia. O escritor Charles Bukowski dizia não ter tempo nem para cortar as unhas. O verdadeiro artista pensa como artista, e se movimenta como artista. É como se o mundo fosse a sua tábua de criação. Como Henry Miller dizia: eu leio o mundo. Fama, dinheiro, e reconhecimento, podem fazer parte da vida mundana de um artista. Ou ser até uma necessidade para que continue propagando a sua arte. Mas não são preponderantes no resultado final de sua obra, que tem um valor abstrato para si mesmo, muito maior que esse temporal.

"A arte pertence ao inconsciente! O Artista deve expressar a si mesmo! Expressar a si mesmo diretamente! Não seu gosto, sua educação, inteligência, conhecimento ou habilidade". Schoenberg.

4 comentários:

  1. Delano,veja aí uma seleção do "arte é" (que eu fiz para abertura do meu livro de HA. Note que está em ordem cronológica. Trata-se de uma questão que vai mudando com o tempo:

    O artista e o poeta possuem uma luz interior que transforma os objetos para criar um mundo novo, sensível, organizado, um mundo vivo que é em si mesmo o sinal inequívoco da divindade.
    Henri Matisse (1869 -1954), artista francês

    Arte é o exercício experimental da liberdade –
    Mario Pedrosa (1900-1981), crítico brasileiro.

    Arte é aquilo que o artista diz que é arte.
    Marcel Duchamp (1887-1969), artista francês.

    A arte não é artigo de luxo. Museus, abram sua mente e seu coração! A arte é para todos!
    Noah Fischer (1977-), artista americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beá,

      Extraordinário, interessante.

      É sempre momento de se pensar a arte, e o artista.

      E hoje em dia muito mais.

      Sem nostalgia, sinto muito essa inquietação,

      Nos artistas do passado.

      Excluir
  2. Eu gosto de pensar que a arte é para todos. É um direito à dimensão sensível, estética da vida, que todos temos. Mas para ser artista é preciso dedicação. Você bem sabe do que eu estou falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Beá... Muito obrigado pela ótima contribuição...

      Excluir