quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Não Consigo Ler Dom Quixote...

Ele me perguntou: você leu Dom Quixote? Eu disse: não. Ele disse: porque? Chato. Eu sei que Dom Quixote é considerado um dos melhores livros do planeta. E deve ser mesmo. O fato de alguém achar um livro chato não quer dizer que ele seja chato. Tem muita gente que acha alguns livros que eu achei alucinantes, chatos. Por exemplo, conheço gente que não consegue ler Madame Bovary, Dom Casmurro ou Cem Anos de Solidão. E o próprio García Márquez disse amar Dom Quixote. Embora as más línguas digam que Dom Quixote era um remix de estórias de cavalaria da época. Assim como dizem que Shakespeare escrevia causos e que muitas estórias eram encomendadas. O que não diminui de forma alguma a grandeza do bardo e dramaturgo. Eu gosto dessa aura de sagrado. Mas de obrigatório, não. Odeio quando um merda afetado finge ter lido Dom Quixote e diz: ah, sim, Dom quixote, nossa, legal. Ou então um jornalista vira e diz. Leia James Joyce, é leitura obrigatória! Dever de casa. Isso é o mesmo que obrigar uma pessoa burra a ouvir Beatles só porque os Beatles são a melhor banda do mundo. Eu nunca vou contar a ninguém que não consigo ler Vidas Secas, e nem me emocionar com a cachorra Baleia. E não entendo o quê escritores que eu adoro veem em Faulkner. Li o Grande Gatsby sofrendo e não me conformo de não ser louco por esse livro. Eu vou tentar ler esse livro novamente em algum momento. Pois eu sei que alguns livros dependem do momento da nossa vida. Aquela história de que os livros nos encontram no momento certo tem funcionado comigo. Mas que nenhum babaquara venha me perguntar sobre um clássico que eu não gosto. Mas ainda posso virar para o lado e dizer: bom... dando a entender que li.

5 comentários:

  1. O capítulo 22 do livro "Todo mundo é Jhow!", de Delano Valentim II, está disponível para download. Leia algumas páginas do primeiro colocado na categoria romance do "Edital Novos Autores Fluminenses - 2010/2011" da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro: http://www.mobileditorial.com.br/?p=397

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Você é uma figura rara... com certeza... se existir alguém parecido, eu me demito! Sensacional!

      Excluir
  3. Oi Delano! Muito bom! Adorei, "Eu vou tentar ler esse livro novamente em algum momento. Pois eu sei que alguns livros dependem do momento da nossa vida. Aquela história de que os livros nos encontram no momento certo tem funcionado comigo." Também acredito nisso, e acho que funciona também com filmes, e outras coisas da vida. Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talitta fico feliz por ter gostado do texto. Realmente. Tem livro que no princípio reluto em ler e que depois que pego para ler vejo que se enquadra perfeitamente ao trabalho que estou desenvolvendo no momento. É a força do acaso como dizem.
      Beijão!

      Excluir